2/14/2005

Apresentação

É um facto que o desenvolvimento profissional está directamente associado à actualização/manutenção do conhecimento do indivíduo. Nesta perspectiva considerou-se necessário a criação de um espaço de discussão sobre as actividades da Higiene e Segurança no Trabalho.
Deste Novembro de 2001 o HSTAPT foi um espaço que ajudou o desenvolvimento profissional dos seus membros, apoiando os profissionais e estudantes da área da Higiene e Segurança no Trabalho (HST). Felizmente, este tipo de iniciativas tem vindo a aumentar, tornando o HSTAPT apenas mais um dos diverso grupo de discussão sobre HST.

Num momento em que tanto se fala em inovação, penso que é necessário inovar, inovar para evoluir. MAS COMO?

A frustração do Profissionais da HST em Portugal é o resultado da impotência na execução de acções/medidas propostas às direcções das empresas, efectuadas no cumprimento da actividade profissional. Infelizmente, em Portugal o tecido empresarial é constituído um vasto conjunto de Micro e PME’s, geridas por indivíduos com um baixo nível conhecimento e que na sua maioria, considera as obrigação legais relativas à HST um custo para a sua Organização.

Tudo isto traduz-se num grave problema nacional, com impacte negativo no desenvolvimento económico-social por estar directamente associado com dois dos grandes pilares da sociedade quotidiana, a Saúde e a Produtividade Nacional.

Dentro do HSTAPT tem vindo a aparecer um conjunto de vozes (membros) com ideias inovadoras, contudo, este news-group (http://groups.yahoo.com/group/hstapt/) tem como objectivo o “... debate temas associados às actividades de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, bem como os Sistemas de Gestão associados aos mesmos (ISO 14001; OHSAS 18001, entre outros)”, e não aos problemas que advêm do incumprimento da legislação aplicável e do seu impacte na Sociedade e/ou outros.

Desta forma considerei importante abrir o HSTAPT à Sociedade. A missão deste espaço é criar uma corrente de mudança de visão no que se refere à HST não só para e pelos seus Profissionais, mas também às Partes Interessadas. Assim, os objectivos deste Blog são:

a) informar quais as responsabilidades e responsáveis na matéria da HST;
b) divulgar informação pertinente relacionadas com a HST; e
c) discutir opiniões relacionadas com a HST.

Sem comentários:

Enviar um comentário